Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Meu aniversario foi esquecido

Era meu aniversário, perguntei a Raul se viria almoçar em casa e ele disse que não... fiquei decepcionada, mas fiquei calada. Passei a manhã normal, na hora do almoço chegou ele com várias caixas de presente!!!! Cada uma que abria ficava surpresa, todas as roupas eram da mesma cor. Perguntei se podia trocar... á tarde fui até a loja, logo que as vendedoras viram as caixas falaram, quem comprou foi aquele Senhor que tinha esquecido o aniversário da esposa, ainda bem que mesmo tarde ele lembrou!!!!

Íamos todos à missa aos domingos, passávamos na banca e cada criança escolhia uma revistinha, era assim todos os domingos.

Fiquei grávida de novo, era o quinto filho, eu já estava satisfeita com os que tinha, mas veio a raspinha do taxo! Quando ela nasceu, eu estava com trinta e um anos, casei com dezenove e em doze anos foram cinco pimpolhos. Passei os quatro primeiros meses bem, depois tudo complicou.

Um dia estávamos deitados para dormir e o telefone tocou, Raul disse que era um amigo de Vitória mas ele não estava entendendo, fui falar e soube da morte de Arlethe... não acreditei! Liguei na mesma hora para a casa dela, uma das ajudantes disse que avisaram da morte mas ninguém estava acreditando. Ela, Américo e os filhos mais velhos estavam passando férias no Rio, com entrada comprada para o teatro. À tarde foi ao médico, ela tinha feito uma cirurgia de períneo há pouco tempo e precisava dar mais dois pontos. Era uma sexta feira, o médico falou para ela fazer a cirurgia naquela noite, ele ia viajar no final de semna e voltaria na terça-feira. Fez a cirurgia e já saiu da sala cirúrgica em coma, morreu no dia seguinte, deixando seis filhos e com apenas trinta e seis anos. Quando soube disso, procurei passagem para ir para Vitória, não tinha tantos voos como agora...Só consegui passagem no dia seguinte à tarde. Como não tinha voo para Vitória dormi no aeroporto, fiquei com muito medo, Raul disse para eu ficar dentro de um toalete, mas eles estavam todos fechados para limpeza. Não consegui descançar nada! Já não havia dormido na noite anterior, cheguei cedo na casa de Arlethe, Américo chorava e expllicava a mamãe que o médico era um dos melhores do Rio... Mamãe estava em choque, o enterro tinha sido na véspera, a asa estava cheia de flores pelo chão e aquele ar de tristeza em todos que a conheciam. Fquei poucos dias e voltei para casa. Perdi atéa vontade de me cuidar, antes fazia ginástica todos os dias, mas pensava o que adiantou Arlethe se cuidar, guardar tudo o que ganhava para usar na casa nova que estavam construindo e ficar tudo ai e ela ter ido embora... foi muito triste, eu me iludia pensando que ela ainda estava em Vitória.

Faltavam quatro meses para francesca nascer, aquele final não foi nada fácil. Mamãe, como sempre, veio me fazer companhia, mas sempre muito tristonha, não tirava a roupa preta. Os médicos tiveram que proibir o uso de preto, ela estava ficando com anemia.

Em Niterói, uma pessoa foi a um Centro Espírita e mandaram um recado para mamãe parar de chorar, estava atrapalhando Arlethe a se acostumar onde estava, mas que ela estava bem.

Papai vendeu a casa da Santa Clara e, a pedido de Américo, mudou para a casa deles na Praia da Costa. As crianças eram pequenas e davam trabalho, mas mamãe sempre com paciência conseguia tudo o que queria deles. Morou lá três anos. Depois Américo mudou para o Barro Vermelho, para a casa nova e começou a namorar outra pessoa. Quando fui a Vitória, fui visitar os sobrinhos na casa nova que estava linda e eles contentes.

Francesca nasceu de parto induzido, Dr. Dib Del Care, meu médico achou melhor assim e no dia marcado estava lá. Foi tudo bem, como sempre parto normal, ela demorou a chorar e ficamos muito assustados. Quando ela tinha alguns meses mandamos fazer um exame para ver se tudo estava bem com ela, vieram entregar o resultado e deu que ela tinha algum problema do lado esquerdo, não via a hora de Raul chegar para conversármos, passamos uma noite...

o laboratório mandou outro envelope, com o resultado que estava tudo bem... pedia desculpa porque eles tinham mandado o resultado de uma senhora, já idosa, que se chamava Francisca Costa e não Francesca. Respiramos aliviados!

Ela era mais esperta, malcriada e mais respondona que as outras e é assim até hoje, acho que corrigi pouco. Quando ela Nasceu, Mônica começou com muita febre, descobrimos que era ciúme, pedia para ela me ajudar com a neném e foi se acostumando.

5 comentários:

  1. Finalmente nasceu a principal da historia
    hihi
    tenho problema do lado esquerdo não henyzinha e n sou malcriada, viu??
    te am0

    ResponderExcluir
  2. Como eu ja desconfiava, Fran é malcriada, em Fran? Brincadeira, tenho medo de você!
    Tia, hoje foi, espetacular! Adorei, foi maior e triste relembrar a morte de Tia Arlete e o sofimento de vovó! Sem palavras, esperando que domingo, tambem seja dia de blog, beijos, Denise

    ResponderExcluir
  3. Lembro demais desse dia mãe,qdo recebeu a notícia de tia Arlete...estavamos brincando na rua em frente de casa na santa terezinha e a senhora pediu para entrarmos e nos contou de tia.Triste demais ...lembro de Dindinha de preto e da tristeza dela e lembro da fran nascendo e a senhora entrando em casa com ela nos braços.....PITUQUIM....esse era o apelido dela,,lindinha parecia uma indiazinha com aquela frajinha e aquele cabelinho preto escorrido...Pituquim e seu mimi.Como disse Denise...hoje foi muito lindo tudo que escreveu!Ahhh lembro desse seu aniversário...aquele monte de roupa em tom de bege rsrsrsrsrrs e que vendedora fdp eim!!!bjs te amo mãe.

    ResponderExcluir
  4. Nossa madrinha! Hoje foi demais!!! Tantas lembranças vieram à minha mente!!! Tudo tão passado e tão presente!!!!

    ResponderExcluir
  5. Mãe, engraçado, lembro de Dindinha de preto. De tia Arlete nada...
    Morri de rir com o Mimi que a Lu lembrou, era um saco aquele mimi!!!O bicho ficava preto aquele mini edredonzinho branquinho com florzinhas rosinhas e amarelinhas, pra lavar era uma guerra! E a pontinha????kkkkk lembrei agora!!
    A febre era ciume????? Que cascata, o médico é que não sabia de nada!!! Se fosse hoje era um virus e pronto.

    ResponderExcluir