Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Torta Capixaba e as minhas amigas

Torta capixaba!

Depois que mamãe nos deixou,fiquei com o compromisso de fazer as tortas aqui em casa. Muitos anos seguidos a família de Raul vinha quase toda para Vitória para passar a Semana Santa. Um dos irmãos dele chegava na segunda-feira e avisava: "não quero comer carne". Era gostoso, mas começar comer peixe e camarão quase uma semana antes não era fácil!

Na quinta feira, pedia a Raul para irem todos almoçar fora...assim, eu teria mais tempo para cuidar da torta. Geralmente arranjávamos alguém para ajudar. Eram três quilos de cada coisa, siri, caranguejo, camarão, bacalhau, peixe e marisco. A pior parte era tirar as casquinhas dos siris e caranguejos. Picava aquele tanto de coentro, tomate e cebola e começava a fazer as moquecas, uma de cada vez. No final do dia, minha impressão era que a casa inteira cheirava a peixe!!!!! Antes de dormir assava umas duas tortas para adiantar e deixava as outras para o dia seguinte. Colocava tudo, as assadas e as cruas, na geladeira e só então conseguia descansar. Teve um ano que minha irmã assou as tortas e deixou fora da geladeira e azedaram...tenho medo de isto acontecer e eu perder todo aquele trabalho e material.

Cada ano as tortas capixabas ficam de um jeito... às vezes mais gostosas, outro ano não tão boas, mas todos comem e repetem. Continuo esta tradição é trabalhosa mas é muito boa. .

Minhas melhores amigas

Não era de ter muitas amigas, tinha ótimas colegas. Amiga mesmo, da minha juventude, foi Minha dama de Honra Julieta. Pedia qualquer coisa e ela fazia tudo o que pedisse. Às vezes, ia lá em casa, mas sempre muito encabulada, não comia torrada para ninguém ouvir o barulho. Depois que casei e mudei de Vitória, perdi o contato com ela. Casou e foi morar no Rio. Depois que retornei, quase vinte anos depois, ela veio me visitar... mas aquela amizade não era mais a mesma.

Depois de casada conheci Anna e sempre nos demos bem, sem nunca nos aborrecermos uma com a outra. Moramos perto durante sete anos, com as crianças brincando e brigando às vezes, nossa amizade não se alterou. Mudei para São Bernardo mas os assuntos não acabavam quando nos encontrávamos e é assim até hoje! Sempre temos pouco tempo para contar as novidades. Quando vamos a São Paulo, sempre saímos para as compras, voltamos com tantos pacotes que faltam mãos. Um dia nos empolgamos e fomos comprando, tivemos que comprar uma sacola daquelas que as sacoleiras usam, o problema é que mesmo cada uma pegando em uma alça não estávamos agüentando o peso. A sacola era tão grande que quando fomos almoçar não passava na porta do restaurante, pegamos um táxi e procuramos o caminho de casa achando graça da situação.

Natércia foi uma de minhas amigas que deixou mais saudades... eu estava no sítio quando ela se foi. Era a pessoa mais educada que conheci até hoje. Foi minha aluna enquanto dei aula de pintura. Quase sempre ponho ela nas minhas orações, sei que ela deve estar em um lugar privilegiado.

D. Neném, outra aluna que se foi e deixou muita saudade,continuou a sentar no mesmo lugar que sentávamos quando íamos à lgreja. Às vezes sonho com ela, sinto muito sua falta.

Quanto as minhas irmãs, são fora de série!!!!! Cada uma melhor que outra, como também meu irmão. Queria ser atenciosa como elas são, minha educação também fica a desejar, mas amo todas e elas e ele que me deculpem, mas sou assim mesmo.

Faz uns três anos que comecei a bordar para uma creche aqui do bairro. Minha primeira amiga oculta no final do ano foi uma senhorinha de cabelos brancos, que me presenteou com sabonetes Avon. Fui agradecer no próximo encontro e, não sei se ela me lembra mamãe ou o que foi, mas gosto muito dela... e quando chego atrasada no bordado, meu lugar esta guardado e ali ninguém senta. Às vezes, vem passar algumas horas aqui e aproveitamos para conversar. Ela está com oitenta e nove anos, vai à missa todos os domingos e não falta ao bordado, mesmo tendo as mãos um pouco trêmulas esta sempre bordando para a creche.

4 comentários:

  1. Tia, tudo maravilhoso! As recordações, os sonhos, as lembranças! Mas acho que você vai acabar.....E aí? Beijos, Denise

    ResponderExcluir
  2. Saudades de Natercia e D. Nenem, que poço de sabedoria... adorei , beijo mãe!

    ResponderExcluir
  3. lindo lindo mãe...somente isso... lindo!

    ResponderExcluir
  4. Boas amigas mãe...soube escolher ou se deixou ser escolhida mas é bom demais atravessar a vida colhendo esses morangos e poder lembrar de cada uma delas com tanto carinho,bjs.

    ResponderExcluir