Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

15 anos de fran , o sítio e o cigarro

Francesca não quis festa de quinze anos, preferiu ir na Disney. Gostou muito e comprou um monte de tênis. Ela tinha passado uns três meses na casa de Raul e Beth para fazer um curso intensivo de inglês. Foi bom, apesar de sentir a falta dela.

Toda semana ia almoçar lá, um dia quando voltava para casa caiu um temporal muito forte, eu estava na Cesar Hilal, o carro começou encher de água... larguei ele lá, tirei o sapato para ir até a calçada e peguei um ônibus. Depois Raul foi pegar o carro.

O sítio

Compramos um sítio. Era perto da estação de Domingos Martins. Quando íamos para lá era muito gostoso... muita fruta, mas não tinha água própria, dependíamos de uma proriedade,R aul achou melhor vender e procurar outro.

Demorou mas, quando achou, foi paixão à primeira vista! Este segundo era fim de linha, tinha umas quatorze fontes, muita bananeira, jabuticaba, goiaba e muito café. A primeira vez que fomos lá chovia muito e os carros não conseguiam subir, mas um vizinho muito legal levou todo mundo de toyota lá para cima.

No dia de São João fizemos uma fogueira e todos os filhos foram. Como o carro de Monica não conseguiu subir, ela e Thaissa subiram andando... o que não foi fácil pois a ladeira era grande.

Quando as netas iam passar dias comigo, ai já tinha Ludi, Thabata , Luana e Igor, pintávamos panos de prato fazendo flores de xuxu, estrelinhas de carambola e desenhávamos carinhas nas batatas. À noite jogávamos baralho ou víamos TV. A queixa de ludi era porque o galo cantava tão cedo e perto da janela do quarto dela. Tentamos mudar mas ele não concordou, ali era o lugar do concerto dele.

Quem mais aproveitou deste sítio foi Luciana, mesmo quando não íamos, ela ia e curtia muito. Uma vez ficamos sem caseiro e até feijão eu plantei e deu muito certo. O que eu mais gostava era de ficar na cozinha fazendo minhas geléias, era só levar açúcar, fruta tinha demais e o fogão era a lenha mas, mesmo assim, Raul reclamava e eu nem ligava.

O pior era nossa ida para lá, Raul corria demais e eu já chegava com dor de cabeça. Estávamos com uma caminhonete turbo da Toyota e quando subíamos na estrada antes da água Ingá tinha óleo na pista, o carro rodou uma três vezes e foi parar perto de um barranco... ainda bem, porque se parasse do outro lado ia ser muito pior, era uma pirambeira que não acabava. Na carroceria iam dois ajudantes nossos que saíram mais brancos que vela do carro, um deles dizia "pensei que nunca mais fosse comer a comida que D. Heny faz". No fim estávamos rindo mas nossa sorte foi que na hora não estava passando nenhum carro! Mas, quando olhamos, tinham vários parados, tanto na parte de cima, como na de baixo.

Quando Raul vendeu o sítio ele ficou apaixonado, por ele não vendia! Mas estava ficando perigoso irmos para lá... o tempo passa para todo mundo e estamos com uma idade que é melhor nos cuidarmos para não acontecer nada.

Parei de fumar

Fui a um casamento em Campinho, depois teve um churrasco, reparei que eu era a única pessoa em toda a festa que fumava, me achei excluída e desde este dia resolvi que ia parar de fumar. Comecei a me educar e só fumava de hora em hora. Quando saia não levava o cigarro e não comprava. Implicava com o cheiro forte que sentia na minha roupa e no cabelo e quando parei a Madrinha veio perguntar quantas horas eu ia ficar sem fumar... estou até hoje e muito contente por ter conseguido, mas quando sinto o cherinho do cigarro ainda tenho saudade.

3 comentários:

  1. Nossa, o sítio era mesmo especial. As meninas têm lembranças lindas desse tempo.

    E parabéns que parou de fumar, agora é a minha mãe mais cheirosa do mundooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  2. Vóóóóóó´, como esquecer do sítio... lembra aquela festa junina que a faísca da fogueira entrou na minha bora e derretou a meia-calça até queimar a minha perna. kkkkkk. E teve a páscoa tb... sei lá como conseguimos achar os ovos!!! rsrsrs Nossa, morro de saudades dos jogos. Jogamos muito mexe-mexe e lince, lembra????? Manerissimo. Eu sempre perdia em tudo... sou meio desconcentrada, quero prestar atenção em tudo que se passa e acabo me perdendo. rsrssrsrs Mas ok... amava assim mesmo! E a bica???? Ahhh, a bica! Era DILIÇA!
    amava. Lembra dos morangos silvestres, se dubir na jabuticabeira, deixar flor na santa, dormir todo mundo junto no quarto...!!! kkkkk Era mesmo maravilhoso. Dá saudade!!!!

    E sobre parar de fumar: vó, vc só me dá orgulho. Muito bom!!!! Hj os fumantes estão cada vez mais excluidos... ainda bem que vc percebeu isso antes. Linda!!! Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Sitio....sítio....que sítio????Eu conheci????Parece que era danado de bom lá pelo que voces falam.....poxaaa...perdi de conhecer.....OPS!!!! SORRY...efeito do cigarro....mais um neuronio se foi!!!!!!Ahhhhhhhhh,agora to lembrando....tinha uma piscininha né comm agua bem morninha!É desse sítio que estão falando????

    ResponderExcluir