Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alto do Mandaqui e mudança para São Bernardo

Todas as vezes que fiquei grávida fui buscar as pílulas de Frei Galvão. Tomava uma quando começava a sentir qualquer aviso que o neném ia chegar, outra quando saía de casa e a última quando chegava no hospital, acho que é por isso que sempre fui feliz nos partos! Resguardo que é bom não tinha mas estou ótima até hoje.

Rosana , Raulzinho e Luciana estavam sempre brincando juntos. Zorza e Nevinho, muito amigos, aprontaram algumas muito boas.

O batizado do Zorza foi na Igreja Santa Rita, D.Rosa, a madrinha, e como queria homenagear Arlethe chamei seu filho, José Roberto, para Padrinho. O padrinho de Mônica ia ser o irmão mais velho, mas o padre não deixou pois Raulzinho era muito novo. Na hora troquei por Toninho, ficou sendo Anna como madrinha e ele o padrinho. Foi na Igreja de Santa Filomena ou de São Cristóvão.

Quando saimos do sul de Minas vendemos alguns móveis e chegando a SP fomos até as Lojas Pirani que fazia um crediário que dava para nosso bolso. Passamos dois dias para resolver tudo o que queríamos. Compramos camas para as crianças, dois sofás-camas para a sala, móveis da copa, uma mesa redonda para oito pessoas de fórmica amarelinha com cadeiras e os móveis de aço para a cozinha. Aproveitamos para comprar uma roupa para sair para cada filho .

Arildo casou, mas não deu para irmos à Vitória, a despesa estava demais, até a formatura de Raul, que foi também nesta época, ele faltou. Toninho avisou que estava com o casamento marcado, eu e Anna comentávamos: "agora vem a mulher de Toninho e as comparações vão começar". Mas não precisamos ficar preocupadas, apesar de D. Rosa achar Leila linda, ela se deu muito bem com as antigas noras e somos amigas até hoje.

Começamos a preparar as toaletes, Anna fez um vestido de renda vermelho, com bordados na blusa e um tailer rosa bebê muito chique com uma blusa, acho que setim por baixo. Comprei um gurgurão marfim e fiz um conjunto de saia justa e uma blusa toda bordada com chinho de uva, feitos de perolas pequenas, as folhas e os talinhos eram bordados com uma linha grossa de seda, a minha outra roupa fiz estampada. Acho que éramos as mais bem vestidas do casamento.

Fui ao dentista e deixei Raulzinho fazendo o dever de casa, quando cheguei não tinha nada pronto. Fiquei brava e ia dar um tapa na cabeça dele ele foi desviar e bateu o dente na beirada da mesa e quebrou um pedaço. Quando vi o que aconteceu comecei a chorar e não parava mais. Mais tarde ele consertou mas eu fiquei muito triste com o que aconteceu.

Luciana fazia ballet com uma professora do bairro, ela não gostava, mas ficava linda com a malha e as sapatilhas. Eu ia assistir ás vezes e adorava! Quando mudamos de São Paulo ela parou.

Raul foi tranferido para São Bernardo do Campo, isso foi no princípio do ano. Até arranjarmos casa lá, ele ia de trem. Ia até a estação da Luz e pegava o trem para Santo André e de lá outro ônibus para São Bernardo. Ía e voltava todo dia, estava procurando casa para comprar, depois de olhar várias, se encantou com uma no bairro de Santa Terezinha. Em julho mudamos, apesar da pena que sentia de ficar longe de minha amiga. Moramos sete anos conversando todos os dias e nunca nos aborrecemos uma com a outra.

Arranjamos Colegio para Raulzinho e Luciana. Foram estudar no João Ramalho, não era muito perto mas dava para eles irem andando. Zorza já estava com cinco anos e meio e resolvemos que iria fazer o pré perto de casa. Depois do almoço levava ele para a escola e voltava para casa. Não demorava muito ele fugia e voltava, eu pegava e levava de volta. Depois de um tempo ele falou que fazia isto porque achava que eu estava com muita saudade dele e eu achando que era porque não queria ficar na escola. Teve um tempo que ele vivia chorando pelos cantos, dizia que tinha medo de eu morrer. Sempre foi aprontador mas sempre carinhoso.

Nossa casa em São Bernardo, como todas nossas residências, era muito gostosa. Tinha três quartos, uma sala boa, uma cozinha grande, uma varandinha mas tinha um só um banheiro. Quem entrasse para usar o banheiro e deixasse o tapete virado ou alguma coisa fora do lugar era dedurado pelo seguinte, se não reclamasse tinha que deixar em ordem.

Terças-feira era dia de consertar as roupas, até meia eu consertava. Cada um arrumava sua gaveta no sábado e separava o que estava com problema. Pelo que eu me lembro, Raul nunca usou uma camisa que faltasse um botão. Costurava as roupas de todo mundo, inclusive as calças de Raulzinho e algumas de Raul. Assinava Manequim já naquela época e estava sempre na moda. Saia para comprar tecido, estava pensando que ia comprar azul, mas só via vermelho na minha frente. Um dia vi uma estrevista de Clodovil dizendo que uma mulher gorda de vermelho parecia um tomatão. Há pouco tempo, estava comprando tecido com Francesca e falei "gosto do vermelho mas como Clodovil falou que parace um tomatão, acho que vou comprar verde". Ela falou "vai parecer um tomatão verde", escolhi outra cor rapidinho.

Anna, sempre que podia, ia passar o domingo em nossa casa e quando ela não vinha, nós íamos para lá. No aniversario de seis anos do zorza resolvi fazer uma torta capixaba, os amigos não conheciam e achei que iria fazer sucesso. Compramos tudo o que precisava,que não foi barato, fiz a torta, todos comeram e gostaram, chegou um amigo nosso e falou "D. Heny, nunca comi uma fritada tão boa". Só achei graça, eu sabia o trabalho que aquela fritada me deu!!!!

Precisei operar a garganta, fui para casa e fiquei tão mal que não comia e só dormia, precisei tomar soro e Raul diz que estou viva pois ele que me salvou de morrer daquela vez.

No Ibirapuera todo ano tinha Salão do Automóvel, Salão do dia das crianças UD. Levava as crianças à tarde e à noite Raul ia encontrar a gente lá para voltarmos para casa. Era bom, mas dava muito trabalho andar em todos os estandes pegando panfleto e deixando as crianças á vontade.

Tinha domingo que íamos no zoológico, outros na AABB. Que fica em Itapecirica da Serra. Era longe, mas tinha piscina e Raul jogava futebol. Voltávamos super cansados e as crianças vinham na Kombi dizendo "eu vou tomar banho primeiro". Mas tinha sempre um espertinho, quem saltava logo e corria, quando o que falou que iria tomar primeiro reclamava eu dizia, "o mundo é dos mais espertos" e assim tudo acabava bem.

As crianças brincavam em frente de casa de carrinho de rolemam, pipa, bola e outras brincadeiras. Um dia chamei para almoçar e vieram com a novidade, D. Anesia, a visinha da frente, deixou as crianças que estavam sem fome sem almoçar, e eles queriam o mesmo. Falei: "tudo bem, podem ficar sem almoço, se é isto que querem, mas tem que ficar sentados até todos acabarem de comer". Avisei logo quem não almoçar só ia comer alguma coisa às quatro horas, no lanche. Tinha aipim frito e bife, um olhava para o outro mas não deixei que pegassem nada. Quem esta sem fome, não come!Passou um pouquinho, perguntaram se podiam almoçar, claro que deixei, mas aprenderam.

Ás vezes era o dia de Raulzinho fazer o almoço, eu não tomava conhecimento, ele que resolvesse o que iria cozinhar. Sempre ficava uma delicia. Na outra semana era o dia de Luciana e ela resolvia o que fazer e sempre dava certo, era muito bom!

Voltamos de um passeio à noite, quando fui dar boa noite... cadê o Zorza? Tínhamos esquecido ele dormindo na Kombi. Um dia ele se aborreceu e falou que ia fugir lá de casa, falei: "se quiser ir, vai, mas vai só com a roupa do corpo". Foi lá para o portão e não entrava, ficou lá até escurecer, comecei a fechar a casa e num instante ele veio.

.

2 comentários:

  1. ADOREI, NÃO É NOVIDADE! COMO VOCÊ CUIDOU DOS FILHOS BEM! QUERIA TER SIDO ASSIM! PARABENS!tIA SEMPRE ACHO POUCO, MAS VOU ESPERAR PARA LER MAIS AMANHÃ!bEIJOS, DENISE

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,tomatão verde ????Só a Fran mesmo pra sair co uma dessas mãe!!O guria palhaça.....Santa Terezinha...muito bom morar lá.Tem de contar do quintal mãe,do galinheiro,do dia que a gente se arrebentou jogando sabão em pó naquela ladeirinha e correndo escorregava deitado no sabão....era muita arte que a gente aprontava...muita coisa pra senhora contar...TO ESPERANDO ,TO ESPERANDO...BJS TE AMO!

    ResponderExcluir