Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lua de Mel

Passamos o domingo descansando da festa do casamento. Segunda saimos para comprar um presente para a sobrinha de Raul que tinha nascido em SP. À noite fomos no trem Vera Cruz para São Paulo, chegamos bem cedo e fomos para a casa do irmão dele, na maior cara de Pau. Anna estava de resguardo, Rosana tinha sete dias de nascida, fomos muito bem recebidos e depois do café saimos para conhecer o Ibirapurera, sendo o final do quarto cantenário, ainda deu para aproveitar um pouco.

No dia seguinte, fomos comprar maiô e sandália, meus pés estavam com calos dos sapatos novos do enxoval, aproveitamos e fomos ver o filme de Brigitte Bardot, "Deus criou a mulher". Jantamos na casa da Anna, a mãe dela foi ajudar.

Fomos para Rezende para eu conhecer o resto da familia, eles cederam o quarto do casal para nó. No dia seguinte, às dez horas, bateram na porta avisando que o mundo não ia acabar(é que estava em todos os jornais que tinham profetizado que o mundo acabaria naquele dia, muito engraçadinho ele).

No dia 23 chegamos de volta em Vitória, passando o Natal fomos para nossa casa em Colatina. Estava tudo arrumado e eu não tinha visto ainda. Era perto do Rio Doce, passados uns dias Toninho, irmão de Raul, foi me fazer companhia, ele tinha doze anos e me ajudou a raspar o chão da sala com palha de aço pois estava com muita cera acummulada.

Logo que fiz um mês de casada comecei a enjoar, como minha pressão é baixa eu só queria dormir. Madrinha veio com Regina Dalva passar uns dias comigo, foi minha salvação! Raul chegava com um monte de carne, colocava em cima da pia e aquilo me apavorava, o que ia fazer com aquela carne toda? Pedi socorro e madrinha logo resolveu tudo.

Quando eu e Raul chegamos em casa, eu não sabia nada de cozinha, nem colocar água para ferver. Raul fez arroz e salsicha, as louças não tinham chegado e comemos em pires, o que foi engraçado. Minha geladeira e meu fogão eram à querosene. estavam sempre entupindo, mas tudo acabava dando certo.

Depois que fiquei sozinha pedia às vizinhas para me ensinar como fazer carne assada, ensopada e tudo. A empregada perguntava como eu queria a carne, eu ia na vizinha, ela ensinava e eu passava para ajudante e saia rápido da cozinha antes que ela me perguntasse mais alguma coisa.Vóvo Maria faleceu quando eu estava grávida de seis meses, nossa casa na Santa Clara ficou mais vazia.

Antes de eu casar papai me ofereceu um Karmamguia, que tinha sido lançado naquele ano, como eu era a companheira de viagem de mamãe, ele queria que eu demorasse mais como solteira, mas eu não quis, queria mesmo era casar! Mamãe estava sempre ajudando as filhas. Quando chegava mais um neto, Odete deu à luz a Rosângela em abril e Raulzinho nasceu em fim de agosto. Mudamos para uma casa muito melhor, quando Raul viajava, ele era fiscal do Banco, sempre que podia eu e raulzinho íamos junto, o que era sempre divertido. As viagens eram de jeep comíamos muita poeira mas estava tudo bem.

4 comentários:

  1. Que legal isso tudo mãe,vc nunca contou nada disso pra gente....e eu????Qdo vai chegar minha vez ;;;??????? anda anda anda.......

    ResponderExcluir
  2. Que legal isso tudo mãe.......vc nunca contou nada disso pra gente!!!E eu???Qdo vai chegar minh vez????Anda ,anda,anda.....

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, sou sua seguidora fiel! E fico encantada, com as historias contadas e vividas!
    Deve ter sido dificil, para você tia! Mas tenho certeza que valeu! Obrigada, por estar dividindo com a gente!

    ResponderExcluir
  4. Contou sim Lu.. a historia dela aprendendo a cozinhar é otima!!! A cara dela vendo a carne na mesa da até pra imaginar! E fazendo o cafe colocando o pó na caneca -antes da água??? Papai que colocou tudo nos eixos depois ela desbancou o danando com força!!!rsrsrs Muito bom ler tudo!

    ResponderExcluir