Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Colatina

Papai comprou uma casa no centro da cidade, ao lado da Igreja. Ficamos contentes, principalmente Mamãe, pois fez muitas amizades,sempre foi muito querida em todos lugares que moramos.

Frequentávamos a Igreja, principalmente no mes de maio. Toda tarde tinha a coroação de Nossa Senhora e todos os dias levavamos flores para Maria.

Comecei a estudar no Colégio Cristo Rei. Tinha uma irmã muito querida por todas as alunas, ela parecia uma boneca, baixinha, com o rosto redondo, sempre risonha. Ao chegar um dia ao colégio soubemos que ela havia fugido com um congregado mariano. Quando mudei para Vitória fui visitá-la em Paul, foi uma decepção! Ela estava magra, feia, cheia de filhos e não era feliz no casamento.

Em Colatina alugavamos bicicletas e podíamos andar direto em frente de casa. Papai viajava muito e trazia roupas e chapéus lindos para mamãe, ele comprava na Praça Oito, numa loja chamada Flor de Lis. Madrinha sempre dava uma listinha de coisas que ela dizia estava precisando e quando ele voltava trazia broches e tudo que ela pedia, todas ganhavam alguma coisa, mas Madrinha sempre faturava mais.

Perto de nossa casa morava um senhor com esposa e duas filhas, ele era feio mas a esposa era bonitona. Um dia papai falou para mamãe evitar a amizade com aquela senhora, mamãe queria saber porque que ela não era mulher séria. É que ele estava tendo um caso com a vizinha e ficou com medo de mamãe descobrir. Quando ele viajava eu até gostava, era uma oportunidade de dormir com Mamãe. Se ele ia viajar para passar um ou dois dias fora, Odete, a chorona da casa, abria a boca, parecia que ele não ia voltar. Ela sempre foi dengosa e é assim até hoje. Aqui em casa dizemos que ela dorme no formol pois esta sempre bem e não envelhece.

Quando Madrinha estava no internato, no Carmo, ela achou que ia ficar reprovada, pediu a Santa Terezinha um sinal se ela ia conseguir passar. Se ela fosse conseguir passar, ela queria ganhar uma rosa. Ao mesmo tempo, pensava quem vai dar uma rosa no colégio. Estava pensando nisso quando o jardineiro do colégio que estava podando o jardim, pegou uma rosa e deu para ela. E claro que ela passou e ficou tão fã da Santa que até hoje tem a maior devoção.

Eu, sendo a filha mais nova, sempre usava os vestidos que ficavam pequenos em Odete, mas no Natal Mamãe fez um vestido lindo de organza azul claro,tinha um elástico no decote e um na cintura, eu me achei a tal. Não usei o vestido no dia de Natal, tive muita febre.

Um vizinho nosso casado com minha madrinha de consagração, foi levar uma lancheira com quatro maçãs dentro. O cheiro impregnou a lancheira que nunca usei pois so em abrir aquele cheiro de maçã me enjoava.

Papai chegou em casa com um pacote pequeno e disse que quem acertasse o que tinha ali ganharia o presente, eu acertei, mas quem ficou com a moderna escova de dentes com cabo de metal foi Madrinha. Ás vezes, ser a caçula não é bom.

Quando tinha manga em casa eu chupava a parte da poupa e guardava o caroço, que era meu predileto, para o fim. Mas sempre chegava um atrasado e mamãe falava: Heny da o caroço para fulano. Depois disso, primeiro chupo o caroço.

Fiz minha primeira comunhão no dia de Natal, meu vestido foi de tafetá cheio de nervuras. Quando vi os retratos, dias depois, me achei tão parecida com um sapinho com cachos. Toda a minha vida, até quando era mocinha, me olhava no espelho e nunca achava que estava bem. Hoje quando encontro algum conhecido e fala que eu parecia uma boneca, fico danada da vida. Agora não quero saber queria que me tivesem dito isto naquele tempo.

O Colégio onde as meninas estudavam promoveram um passeio de vaporzinho que era um barco á vapor. Sairia cedo de Colatina, iria até Linhares, onde passaria o dia, retornando no mesmo dia. A família foi toda, conhecemos a lagoa Juparanã e aproveitamos muito o passeio.

4 comentários:

  1. Ah! tia, quanta coisa eu não sabia! Que maravilha de narrativa! Adoro, deverdade!Parece que estou vendo! Sabido, o vovô, não!? E vovó sempre aquela doçura! Vou esperar amanhã! Para participar deste passeio!Beijos Denise a avó da Julia

    ResponderExcluir
  2. Nossa mãe....pq nunca falou dessas coisas pra gente???Já sei....nós não teríamos dado valor em outra época!! Voce estava certa...é a melhor coisa do mundo ler isso hoje e como disse Denise,parece mesmo um filme passando em nossas cabeças!!Muito show isso tudo,não pare....essa novela não perco nenhum capítulo!bjs mãe,te amo.

    ResponderExcluir
  3. hoje foi o dia do desabafo, tudo que uma caçula sofre...como eu sei disso...hihi
    mamaezinha..vc é demais
    bj

    ResponderExcluir
  4. Mãe, que iradoooo!!Madrinha é igual Luciana la em casa né??? Sempre leva a melhor!!!!kkkkk E tia Odete, adorei o choronaaaaaaa essa é agora a Fran!!! Ja fui eu ,mas ja parei com o chororô!

    ResponderExcluir