Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acioli, A mudança,

Nasci na casa da venda, assim chamávamos nossa residência. Ficava na rua principal, tinha três portas para a venda , uma janela e um portão que dava acesso à nossa casa por uma varanda. Nesta venda como todo comércio do interior se vendia de tudo o que se pode imaginar, carne sêca, arroz , feijão, tudo para a alimentação. Como também balas, biscoitos, aviamentos e fazendas como brim, chita e morim. Enfim, o que se procurava ali tinha. Nesta venda, mesmo se mamãe estivesse ajudando papai, nossa presença era proibida, apesar da porta de vidro azul que ia para um corredor de nossa casa. Atrás de casa passava o rio Santa Maria onde nossa roupa era lavada. Às vezes, depois de muita insistencia, mamãe deixava que fossemos ate a beirada do rio onde ficavam os bastedores de roupa das lavadeiras mas quando as meias e os lenços começavam a ir embora com a correnteza éramos mandados para casa. Estávamos saindo desta casa para outra maior e mais confortável. Mamãe deixou eu ir na carroça com Herondina, uma ajudante e Chico Eva, um senhor que tabalhava há muitos anos com papai. Esta é a lembrança que tenho desse dia. eu muito pequena com o cabelo cheio de cachos, com um vestido estampado com uma pala de renda que havia sido um presente de Herndina. Eu estava feliz pois ia mudar de casa e ia antes de todas as irmãs.

5 comentários:

  1. Já estou amando. Como gostei do sei jeito de contar histórias. Aliás... acho que sempre gostei de ouvir e contar histórias. Mas GOSTEI MAIS AINDA do SEU jeito, entende? Você é, de verdade, a melhor vó do planeta.
    Te amo.Será uma honra e um prazer conhecer as suas memórias por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Vc é uma coisa linda mesmo mamaezinha....com certeza foi uma quinta filha mt amada, assim como eu...te amo, viu?

    ResponderExcluir
  3. Aeeeeeeeeeee mamis...vc sempre me supreende!bjs

    ResponderExcluir
  4. Mãe, só você pra lembrar de detalhes do vestido com essa idade! Demais!

    ResponderExcluir