Páginas

domingo, 18 de novembro de 2012

Eita Italiano Esperto!

Papai chegou em casa com um envelope comum, colocou sobre a mesa e chamou mamãe para ver. Era um relógio antigo de bolso. Era pequeno e muito lindo: Tinha duas correntes de ouro com formatos diferentes mas era lindas. Pareciam duas pulseira da ultima estação.



Na ponta de cada correntinha um berloque em forma de sino todo encrustado de pérolas mínimas com florzinhas de ouro. Junto do relógio veio uma cruz de uns sete centímetros. Era de ouro e brilhante. O brilhante do meio tinha o tamanho de um milho . Era uma joia antiga e rara, aparte de traz parecia uma renda. Ficamos todos encantados com as jóias e queríamos que papai contasse como elas vieram parar ali. Ele contou que um dia um conhecido dele foi ao escritório e pediu uma grande quantia para poder ir à Italia visitar os parentes. 

Papai deu o dinheiro, mas o amigo pediu que ele ficasse com aquelas joias de família como garantia. O moço foi para a Itália e nunca voltou. As joias ficaram guardadas no cofre do escritório por anos. 

Um dia papai viu que o moço não voltaria e levou as joias para casa. A historia ainda não acabou: passaram muitos anos, mamãe se foi e papai pediu para dividirmos as joias dela entre os cinco filhos.

Fizemos uma reunião na casa de Odete e separamos tudo avaliando mais ou menos o valor. Cinco fileiras, cinco montinho em cada uma. Tinhamos combinado que o relógio ficaria para o único filho homem e faríamos um sorteio da cruz para ninguem ficar prejudicado e assim foi feito. 

O contemplado com a cruz foi Arildo, tudo bem voltamos para casa, passou um tempo, perguntei a Arildo sobre à cruz: ele mandou avaliar e descobriu que nem tinha tanto valor, as pedras maiores de brilhante tinham sido trocadas por imitação .

O valor era mesmo o trabalho em ouro da cruz. Eta italiano esperto!!!

4 comentários:

  1. Lembro muito dessa jóia, madrinha!!!! Era linda!!! Que bom que você está de volta com o blog!!! Adoroooooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Mãe, que bom ver histórias novas!!!!

    Beijo te amo!

    ResponderExcluir
  3. Ah, amo demais ler tudo que vc posta por aqui!

    ResponderExcluir
  4. ainda bem que fiquei com a aliança que ficava no dedo dela...tem o maior valor do mundo..continua a escrever mãe..te amo.bjs

    ResponderExcluir